Como o bem-estar animal pode beneficiar a sua produção.
A crescente busca pela sustentabilidade, somada ao conceito de senciência animal, vem atraindo olhares para o bem-estar animal. Sabemos que os animais são capazes de perceber e assimilar os acontecimentos a sua volta, proporcionando sensações e sentimentos diante das situações que eles enfrentam. Dessa forma, reações negativas ao manejo levam a um reflexo orgânico (ligado ao sofrimento) que influencia diretamente a qualidade dos produtos de origem animal, e na produtividade das criações.
O Conselho do Bem-Estar de Animais de Produção do Reino Unido (Farm Animal Welfare Coucil – FAWC), pensando nesse conceito, desenvolveu os critérios das cinco liberdades fundamentais:
- Livres de fome e sede;
- Livres de desconforto;
- Livres de dor, ferimentos e doenças;
- Livres para expressar seu comportamento natural;
- Livres de medo e angústia.
Assim, os animais saem daquele antigo contexto de produção, onde as condições de manejo e abate eram permeadas pela rusticidade e alienação da ideia de senciência, e começam a migrar para o conceito de pecuária sustentável. Proteger o meio ambiente e a sanidade animal, sem deixar a eficiência econômica de lado.
Sabe-se que grande parte das lesões em carcaças são consequência de maus tratos no manejo desses animais, resultando em perda no rendimento de carcaça, e prejuízo ao produtor. Com isso, identificamos a necessidade de uma melhor lida com os animais, proporcionando não apenas produtos de qualidade, mas também inserção no mercado que hoje se torna exigente quanto à origem e processo de formação daquele produto na prateleira do mercado.
Vale a pena investir em bem-estar
O bem-estar na produção animal oferece melhorias no crescimento e reprodução, diminuindo também a incidência de comportamentos anormais. O manejo de estábulos, a melhora no transporte e o preparo adequado de tratadores contribuem com a redução de lesões e ferimentos, e as possíveis perdas econômicas.
A implementação eficiente dessas práticas dependerá de fatores como a educação e treinamento de funcionários, além de um trabalho em conjunto com a comunidade, no preparo de uma nova geração consciente da necessidade desse novo conceito de produção. O planejamento deve acompanhar a realidade da propriedade, tornando essas medidas viáveis também aos pequenos produtores.
Certificação
A certificação das propriedades em conformidade com as práticas de bem-estar vem adquirindo maior importância. O posicionamento da sociedade nesse mercado é crescente: agora o consumidor quer conhecer os valores empregados na produção, garantindo a veracidade dos produtos adquiridos. Qualidade é resultado de um trabalho consciente e sustentável.
É importante ressaltar que a certificação alcançou não apenas animais de produção para consumo humano, mas também aqueles de finalidade esportiva e de trabalho. Criadores de cavalos em conformidade com a legislação ambiental poderão passar pelo processo de certificação da “Sela Verde”. Esse projeto visa incentivar as boas práticas de manejo, preservação ambiental e responsabilidade social em propriedades criadoras de equinos.
Toda a cadeia produtiva deve estar cada vez mais atenta a estas novas demandas. Elas serão, daqui em diante, cada vez mais um fator chave para o acesso aos ricos mercados da Europa e demais países desenvolvidos.
Produtos Vansil
Nossos produtos são desenvolvidos com alta tecnologia para ajudar a ampliar o bem-estar animal, aliviando dores, ajudando na suplementação de vitaminas, higienização ambiental e controle de parasitas. Veja nossos produtos para a criação de Aves, Equinos, Ruminantes e Suínos.
Fonte:
http://www.selaverde.com.br/site/index.php/quem-somos